13 de agosto de 2019

Pastoral da Saúde promove bem-estar há 30 anos em Venda Nova do Imigrante

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Os cuidados com a saúde pela Pastoral começaram após a Independência do Município em 1988

Foto: Ascom/PMVNI

Uma das tradições herdadas pelos moradores de Venda Nova do Imigrante é o voluntariado. Esse amor espontâneo ao próximo permitiu a realização de várias ações no Município como a Pastoral da Saúde, que desde 1989 auxilia no atendimento aos vendanovenses com plantas medicinais. Hoje, a instituição tem cerca de 80 voluntários e atende tanto moradores quanto visitantes. Vale a pena conhecer!

Os cuidados com a saúde da comunidade pela Pastoral começaram no ano seguinte da Independência de Venda Nova do Imigrante. Um grupo de dez mulheres visitava os lares, sem o apoio da medicação, e realizava levantamentos nos bairros para o padre e o prefeito. “Fazíamos a nossa parte como igreja, mas também auxiliávamos na parte social junto com a Prefeitura sobre as condições de saúde da região”, relata Arcília Rébuli Betini, coordenadora da Pastoral da Saúde.

No mesmo período, a freira Luisa Caliman, do Rio Grande do Sul, veio visitar a paróquia São Pedro Apóstolo. Ela percebeu nesse grupo, formado por nonnas que prestava assistência à comunidade, a oportunidade de usar os conhecimentos dos moradores mais experientes sobre as plantas medicinais para ajudar a quem precisa. Um desafio e tanto, mas todas aceitaram a proposta.

Foto: Ascom/PMVNI

A área de lazer da Igreja Matriz foi a sede para colocar esse projeto em prática. “Nós trabalhávamos em um local pequeno, atual Apostolado da Oração. Ali, a igreja promovia o lazer dos idosos e, com a ideia lançada, cada um trazia um pouco do que tinha em casa. Uma senhora trazia um chapéu-de-couro e a outra um hortelã e nos orientava para o que era indicado. O nosso conhecimento veio daí, da colaboração de todos. Um pouco de cada um permitiu o que somos hoje”, acrescenta Arcília.

Foto: Ascom/PMVNI

Os primeiros remédios produzidos pela Pastoral e preparados até hoje, são a “pomada milagrosa” e o xarope de angico. Além dos medicamentos fitoterápicos, que são preparações com plantas medicinais como xaropes, pomadas e cápsulas, os voluntários realizam visitas nas casas, orações, doações aos carentes e muito mais.

Prioridade na saúde do próximo

O trabalho da Pastoral foi crescendo, ganhou mais voluntários e, com isso, surgiu a necessidade de formações para a produção das medicações com mais qualidade e precisão. Naquele espaço, aconteceu a primeira palestra em 1991 e um dos palestrantes veio de Recife.

Foto: Ascom/PMVNI

A Pastoral recebeu um novo local, no bairro Vila Betânea, para realizar as atividades e receber o público em 04 de outubro de 2013. “Aqui o ambiente é muito agradável. Eu considero como a minha segunda casa e vejo como todos, voluntariamente, vêm com o coração aberto”, relata Denise Nobre Moreira da Costa, tesoureira da instituição.

Mãos voluntárias que conquistaram admiradores

A iniciativa das nonnas vendanovenses ultrapassa a preparação fitoterápica. “A Pastoral da Saúde não substitui o tratamento médico, ela oferece atendimento complementar. O carinho e o acolhimento que oferecemos aqui auxilia tanto no lado físico quanto emocional do paciente”, comenta Arcília.

Foto: Ascom/PMVNI

Essa instituição acolhe também quem tem interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários. Angolanos, italianos e alemães já vieram fazer curso, estágio, pesquisas e levaram medicamentos para o seu país. Dentre os brasileiros, as visitas mais agendadas são do estado do Rio de Janeiro.

Foto: Ascom/PMVNI

A Pastoral é uma ação da Igreja Católica que tem o apoio da Prefeitura e do Incaper. Descubra Venda Nova e conheça de perto esse trabalho humanitário que promove bem-estar por meio das plantas medicinais!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.