20 de setembro de 2023

Queijarias de Venda Nova do Imigrante conquistam o 6º Prêmio Queijo Brasil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As queijarias de Venda Nova do Imigrante brilham no cenário nacional. Artelatte e Fazenda Carnielli conquistaram reconhecimento e prestígio no 6º Prêmio Queijo Brasil, realizado de 07 a 09 de julho, em Blumenau (SC). Ao todo, seis queijarias do Espírito Santo foram agraciadas com um total de 18 medalhas, comprovando a excelência dos queijos produzidos no Estado.

A Fazenda Carnielli (Providência) se destacou com o Queijo Morbier, medalha de ouro no concurso. O queijo especial segue a tradição francesa, apresentando uma linha de carvão vegetal comestível em seu interior, tornando-o único e apreciado pelos amantes de queijo em todo o Brasil.

O empreendimento, que é um destino conhecido do agroturismo de Venda Nova, também trabalha com outros tipos de queijo, incluindo o Parmesão Reserva Especial e o Resteya, uma receita italiana exclusiva.

Para o produtor rural Pedro Carnielli, a sensação é de satisfação e realização. “Temos a confirmação daquilo que nossos consumidores nos afirmam sobre diversos produtos, especialmente o queijo Morbier: um queijo fino delicioso”, comemora.

A Queijaria Artelatte (São José do Alto Viçosa) mostrou sua maestria com a conquista de cinco medalhas. O Queijo Duetto foi premiado com uma medalha de ouro, enquanto os queijos Capra, Santa Margherita e Granito, prata; e o Queijo San Martin, medalha de bronze.

O queijeiro Amedeo Mazzocco acompanhou a cerimônia on-line e celebra mais uma vitória da Artellate. Em 2016, o queijo tipo Asiago foi indicado como um dos dez melhores queijos do Brasil. “A gente trabalha com leite de primeira qualidade e muita técnica. Estamos sempre estudando, se informando, para melhorar as receitas dia após dia”, declara o italiano radicado no Brasil há nove anos.

O Prêmio Queijo Brasil tem como objetivo divulgar a diversidade de queijos artesanais produzidos no país, além de fortalecer a relação entre produtores, queijistas, transportadores, consumidores e demais agentes da cadeia produtiva do queijo.

Nesta edição foram 1.045 queijos inscritos, destes, 606 receberam medalhas, sendo 127 de ouro, 253 de prata e 226 de bronze. Em 2014, quando o prêmio foi criado, recebeu apenas 136 inscrições.

Julgamento
A conquista dos vendanovenses é resultado de um processo criterioso e minucioso, envolvendo uma equipe de 70 jurados, entre queijistas, técnicos de laticínios, profissionais da área de alimentos e outros especialistas do ramo.

Os produtores empenhados em participar dessa prestigiosa premiação submetem seus queijos pré-selecionados em uma das quatro categorias disponíveis: Queijo Artesanal Tradicional, Queijo Artesanal de Leite Cru, Queijo Artesanal de Leite Pasteurizado ou Queijo Fino.

No julgamento dos queijos são avaliados diversos aspectos, como a aparência, os aromas, a textura em boca, o sabor e a equivalência ao estilo. A cada quesito, são atribuídos pontos, podendo o total atingir um máximo de 100.
Com base na pontuação obtida, os produtos são cuidadosamente classificados de acordo com as respectivas notas de corte estabelecidas para cada medalha. Aqueles que alcançam entre 68 e 78 pontos são agraciados com a medalha de bronze, enquanto queijos com pontuação de 79 a 89 recebem a cobiçada medalha de prata. Já os que atingem a impressionante marca de 90 a 100 pontos faturam medalha de ouro.

O concurso é a oportunidade de os produtores verem seu trabalho reconhecido e valorizado, estabelecendo-se como referências na produção de queijos de excelência. O Prêmio não apenas enaltece os sabores e a riqueza do universo queijeiro, mas também inspira a busca constante por aprimoramento e inovação, elevando ainda mais a qualidade dos queijos produzidos em nosso país.

Através desse evento, a tradição, a dedicação e o amor pelo queijo são celebrados, impulsionando a diversidade e o encanto dessa arte gastronômica. Parabéns aos queijeiros de Venda Nova do Imigrante! Nosso município é, sem dúvida, referência quando se trata de excelência na produção de queijos no Brasil!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

© 2018 - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante