A definir. - Distrito de São João de Viçosa

Festa do Padroeiro em São João

Uma das mais tradicionais festas da comunidade do distrito de São João de Viçosa, de Venda Nova do Imigrante , que homenageia o Padroeiro São João.

Foto: PMVNI

A definir. - Igreja matriz

Festa do Padroeiro São Pedro Apóstolo

Acontece na igreja matriz de Venda Nova do Imigrante para homenagear o padroeiro do Município.

Veja mais

01/02/2019 a 03/02/2019 - Centro de Eventos Tomatão - Av. Nelson Mieis, Venda Nova do Imigrante - ES, 29375-000

Festa do Tomate

Neste ano, o evento já realizou sua 33ª edição. A Festa acontece no Centro de Eventos Tomatão no Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante . Procura mostrar a origem e a história dos agricultores locais da comunidade de Alto Caxixe e região, sendo considerada como festa de maior expressão da agricultura do Estado do Espírito Santo.

16 de março - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

V.N.I. Open Nacional CBK

Um evento que reúne nomes de peso do caratê estadual, nacional e até internacional. Há competições de atletas de alto nível e o acesso do público é totalmente gratuito.

23/03/2019 - A definir.

Plantio do Milho - Festa da Polenta

No mês de março, o Plantio do Milho inicia as programações e preparativos para a Festa da Polenta que sempre acontece em outubro. O evento acontece em uma das propriedades rurais vendanovenses e busca relembrar o cultivo do milho – matéria-prima da polenta. Os participantes utilizam vestimentas como as usados pelos primeiros imigrantes que chegaram à Venda Nova. Ao final, há confraternização com músicas tradicionais italianas, comidas típicas, muita conversa e recordações.

Fotos: AFEPOL

Veja mais

De 04/05/2019 a 05/05/2019 - Alto Bananeiras.

Festa do Socol

A Festa do Socol realiza-se todos os anos e reúne descendentes de italianos que fabricam e comercializam o produto, um embutido de carne de porco maturado sem qualquer processo de defumação. O local é definido pela Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol) . A cidade é formalmente reconhecida como centro de produção de socol, área composta por Alto Bananeiras, Bananeiras, Lavrinhas, Sede, Tapera, Alto Tapera, Santo Antônio da Serra e Providência .

Foto: Valdinei Guimarães/G1

Veja mais

De 09/05/2019 a 12/05/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman - Av. Pedro Minete, 131-199 - ES, 29375-000

Festa de Emancipação Política

A programação já comemorou os 30 anos de Venda Nova do Imigrante em 2018. A Festa dura em torno de quatro dias com desfile cívico, sessão solene da Câmara Municipal, eleição da miss Venda Nova, Corrida Rústica, músicas, sorteios e shows que animam a comemoração no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

Veja mais

De 31/05/2019 a 02/06/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman - Av. Pedro Minete, 131-199 - ES, 29375-000

Polenta Off Road

Polenta Off Road promete adrenalina para competidores em duas ou quatro rodas e para atletas de corrida a pé. Em 2018, já foi realizado a trigésima edição com largadas e chegadas no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman.

13/07/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

Serenata Italiana

Representa uma prévia da Festa da Polenta no inverno de Venda Nova nas férias de julho. Milhares de pessoas vão para as ruas festejar a cultura do imigrante italiano. Partem de quatro localidades em direção ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman com músicas, comidas típicas.

Foto: AFEPOL

De 09/08/2019 a 11/08/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

Festa de Rodeio

A emoção da festa é realizada por meio de uma arena construída no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. Há sorteio beneficente, rodeio profissional e shows que agitam o público vendanovense e visitantes.

De 03/09/2019 a 07/09/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

Feira do Conhecimento

O evento reúne diversas áreas do conhecimento e municípios. Realiza-se no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman com exposições, palestras, atividades, visita técnicas e cursos gratuitamente para a comunidade.

Foto: Ascom/PMVNI

De 06/09/2019 a 08/09/2019 - Ginásio de Esportes da Escola Fioravante Caliman

Exposição de Orquídeas

O evento reúne as mais belas orquídeas da região de montanhas capixabas. Realiza-se no ginásio de esportes da Escola Fioravante Caliman com exposição, venda de plantas e palestras.

14/09/2019 - Bananeiras.

Colheita do Milho – Festa do Polenta

Para garantir a matéria-prima da Festa da Polenta, após o Plantio do Milho realizado em março um grupo de voluntários se vestem e retomam a cultura italiana. Ao colher o milho, além de relembrar os tempos passados do vendanovense, também é festejado com comidas e músicas típicas.

Foto: Dedrinkson Adame

Veja mais

De 04/10/2019 a 06/10/2019 e 10/10/2019 a 13/10/2019 - Centro de Eventos Padre Cleto Caliman

Festa da Polenta

Uma herança deixada pelo Padre Cleto Calimam, Festa da Polenta, visa manter viva a cultura italiana. Em 2018,  já comemorou 40 anos de história.