28 de julho de 2020

Vai curtir a natureza? Veja as dicas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Venda Nova está mergulhada na Mata Atlântica o que propicia muitas paisagens naturais incríveis e experiências únicas. Confira as dicas do que fazer e o que não fazer durante o seu momento de lazer.

Fazer uma trilha no meio da natureza é uma bela maneira de se conectar ao lugar em que você está e conhecer melhor as belezas naturais do Município. Venda Nova está mergulhada na Mata Atlântica o que propicia muitas paisagens naturais incríveis e experiências únicas.

Mesmo não sendo o momento mais adequado, devido à pandemia da COVID-19, muitas pessoas têm adquirido o hábito de fazer trilhas, pedal e caminhadas. O alto fluxo de pessoas nas matas e trilhas tem gerado alguns problemas, tais como: muito lixo na natureza, depredação dos espaços públicos e naturais, entre outros.

Confira as dicas do que fazer e o que não fazer durante o seu momento de lazer.

O QUE FAZER

Vá com calma

Não precisa correr. O fim da trilha existe, e se você se programou minimamente, sabe que ele está lá.

Ouça os sons da trilha

Guarde os fones de ouvido e as caixas de som para outra ocasião. Há tanta coisa para se ouvir numa trilha que a música é um item desnecessário. Se você tiver sorte, terá a honra de ouvir uma sintonia única dos insetos e dos pássaros.

Converse menos

Tente conversar apenas o necessário. Interaja com seus companheiros apenas para mostrar algo que te chamou atenção, ou para falar sobre o lugar em que estão. Falar sobre como é a sua vida na cidade ou sobre qualquer assunto que não tenha a ver com o momento só vai te tirar de lá.

Você só conseguirá observar os animais por perto se estiver em silêncio. A conversa assusta os animais (principalmente os pássaros).

Observe as coisas ao seu redor

E não é só olhar. Sinta os cheiros diferentes, as texturas das folhas e dos troncos das árvores, tente buscar o som diferente de algum pássaro que está por perto para observá-lo.

Respire

As trilhas podem ser pesadas, às vezes. Aproveite para respirar o ar puro da natureza enquanto faz a caminhada.

Proteja-se

Não podemos esquecer que estamos enfrentando uma pandemia mundial e, por isso, é muito importante seguir as medidas preventivas: evite fazer passeios em grupos com muitas pessoas; mantenha o distanciamento mínimo; utilize garrafinhas individuais de água; use máscara e lembre-se de levar álcool 70% para higienização das mãos.

O QUE NÃO FAZER

Não retire as coisas do lugar

A natureza possui muitas coisas bonitas e interessantes que às vezes queremos levar para casa como recordação, mas não devemos retirar nada da natureza, aquilo que está ali deve ser deixado ali, pois pode ser alimento para algum animal, ou o lar de outro.

Leve o que você trouxe com você

Se alimentar ou manter-se hidratado é fundamental se você está caminhando ou pedalando pelas estradas e trilhas do município, mas quando for leve uma sacolinha ou guarde o lixo até encontrar uma lixeira. Isso ajuda a natureza e preserva a beleza do lugar.

Não faça fogueiras

As fogueiras deixam o clima mais agradável e aquecido, porém, ao menor descuido pode-se perder o controle e o que antes era um momento de descontração pode se tornar um problema e causar graves danos ao ambiente.

Não danifiquem as propriedades

A maioria de nossas trilhas estão em propriedades particulares, então não danifique pedras, cruzeiros ou outras instalações encontradas no caminho. Registre o momento com fotos e não riscando os locais. Assim você e as próximas pessoas vão poder aproveitar um local livre de poluição visual.

Não alimente/cace os animais

A mata atlântica é o ambiente natural de animais e eles estão acostumados a comer determinados tipos de alimentos e frutas. Então mesmo que com boa intenção você tente os alimentar, pode na verdade estar prejudicando as espécies.

Caçar é ilegal e contribui para o desaparecimento de espécies o que pode causar um grande desiquilíbrio ambiental. Por isso, a melhor forma de apreciar a beleza da fauna é os animais estarem em seu habitat natural.

Ao seguir essas dicas com certeza você se dará bem em suas trilhas e atividades ao ar livre. Ao invés de voltar cansado, estará com as baterias recarregadas. Se todos nós colaborarmos para manter esses locais limpos e preservados, vamos sempre tê-los para admirar e aproveitar!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.