18 de julho de 2019

Conhece o socol? Receita de origem italiana faz parte da história de Venda Nova

Além do sabor especial, o socol celebrou mais de um ano de Indicação Geográfica (IG) neste mês

Foto: Mosaico Imagens

O socol, tipo de presunto cru, começou a sua história em Venda Nova há muitos anos com a chegada dos imigrantes italianos. Eles vieram da região do Vêneto do nordeste da Itália e preparavam essa iguaria para consumo ou em datas especiais. Após 1989, com a promoção do agroturismo no Município, esse aperitivo alcançou espaço no mercado para complementar a renda dessas famílias e em 2018 recebeu certificação de Indicação Geográfica (IG).

Essa criação é um tipo de embutido de lombo suíno, temperado com sal, pimenta e alho. A produção artesanal desse aperitivo teve algumas melhorias, mas preserva a essência da receita passada pelos imigrantes de geração em geração. Após o tempero, a carne é envolvida pelo peritônio, que é uma membrana que recobre a parede abdominal do porco, e depois é armazenada por cerca de seis meses para a cura e a maturação para chegar ao produto final. Ele é servido em fatias finas para realçar o sabor.

Foto: Mosaico Imagens

A criatividade na hora de provar essa iguaria vendanovense não acaba por aí. “O socol se harmoniza com bebidas como vinhos e cervejas artesanais da região. Ele pode ser consumido puro, com azeite ou limão a gosto. A alta gastronomia o utiliza na composição de pratos bem elaborados como em molhos, coberturas e recheios de massas tanto de macarrão quanto de pães, na produção de risoto e hambúrguer artesanal”, explica Alexandre Zanete Cesquim, presidente da Associação de Produtores de Socol (Assocol).

Foto: Divulgação/Festa do Socol

Antes de ser conhecido no comércio, esse tipo de embutido foi alimento de italianos que vieram buscar melhores condições de vida. “O socol não é só um pedaço de carne que é vendido no mercado. Ele carrega a história de um povo. Na bagagem do imigrante, com certeza, havia socol. Esse embutido faz parte da história de superação e sucesso da imigração italiana, de Venda Nova”, finaliza Alexandre.

Outro capítulo importante nessa trajetória

Além do sabor especial e de fazer parte da imigração italiana, o socol celebrou mais de um ano de Indicação Geográfica (IG) neste mês. “O socol é um bem do Município que tem muita história. Ele ganhou espaço, visibilidade, capacitação e a indicação geográfica. A produção desse tipo de embutido atrai turistas e pretendemos ampliar o acesso a isso”, destaca Jorge Uliana, secretário Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato.

Foto: Valdinei Guimarães/G1

IG é um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) aos produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. Esse reconhecimento valoriza o socol como um produto típico e representante da cultura italiana de Venda Nova do Imigrante.

A Assocol, que tem oito famílias associadas, recebeu a notícia da aprovação desse registro em 12 de junho de 2018 após cinco anos de tentativa. Agora, o produto é único no mercado. Ele é produzido nas comunidades de Alto Bananeiras, Bananeiras, Tapera, Alto Tapera e Providência e pode receber uma visita.

A história do socol continua. Venha descobrir e aproveitar para saborear nossos produtos!