Venda Nova do Imigrante é um verdadeiro paraíso entre as montanhas capixabas. Permeada de paisagens deslumbrantes, a cidade preserva em sua essência, toda tranquilidade e simplicidade de uma vida no campo.
Os imigrantes italianos que ali se estabeleceram, deixaram de legado uma riqueza cultural ímpar, até hoje celebrada por seus descendentes nas festividades, na culinária e no trabalho.
Venda Nova encanta pela combinação harmoniosa de seus atrativos naturais e culturais, consagrando-a, merecidamente, como uma importante rota turística.
Em meados dos anos 80, o modo de vida vendanovense começou a chamar atenção. Muitos visitantes que ali buscavam apenas uma breve temporada para fugir do caos urbano, expressaram um interesse genuíno em conhecer mais de perto o cotidiano das famílias e suas atividades nas propriedades agrícolas.
Identificando uma oportunidade de gerar mais renda e agregar valor aos serviços turísticos já oferecidos, as famílias locais se uniram e começaram a abrir as portas das fazendas e sítios, convidando os turistas para uma imersão no estilo de vida rural.
Florescia ali, embora ainda não tivesse uma denominação para a prática, o Agroturismo em Venda Nova, um dos primeiros esforços no setor.
Em 2005, tal pioneirismo lhe valeu reconhecimento pela Abratur como a Capital Nacional do Agroturismo.