24 de maio de 2019

Hoje é o Dia Nacional do Café – Descubra o café vendanovense

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta sexta-feira (24). Uma bebida tradicional, preparada também pelos vendanovenses, que leva moradores e visitantes a se apaixonar cada vez mais pelo sabor e qualidade. Aqui em Venda Nova do Imigrante é produzido café especial e você encontra nas propriedades que praticam o agroturismo e nos mercados da cidade. Venha descobrir e experimentar nossos cafés!

A produção de café de qualidade ganhou evidência pelos produtores da agricultura familiar, que investiram em produções pequenas, mas com excelência. De forma artesanal, o café recebe atenção especial do plantio até a etapa de torra. Os grãos são selecionados, moídos adequadamente para chegar com aroma e sabor sofisticados à sua xícara.

Produção de café em Alto Lavrinhas – Foto: Ascom/PMVNI

O clima e a altitude de Venda Nova do Imigrante também favorecem esse tipo de produção. Por isso e por outros critérios, o café especial se difere do comum que consumimos no dia a dia. Isso possibilita o aumento do valor da saca, atrai apreciadores de várias regiões e você não precisa sair do Município para encontrar um bom café.

Alto Lavrinhas – Foto: Ascom/PMVNI

Aqui em Venda Nova temos produtores de grãos de qualidade que fornecem os principais pontos da cidade. Seis deles foram premiados na última edição do Concurso Municipal de Café de Qualidade.

Da produção à mesa

O café precisa de técnica e cuidado para chegar à nossa mesa com sabor, doçura e aroma. “O mercado pede café de qualidade. Hoje Venda Nova do Imigrante é destaque porque os produtores têm o apoio da Prefeitura e tem um núcleo de pesquisa dentro do Município, o Ifes, que ajudou em pesquisas, projetos e capacitação” destaca o secretário Municipal de Agricultura, Alexandre Filete.

Em Venda Nova do Imigrante você poderá encontrar café de qualidade na Loja de Agroturismo e Artesanato, que se localiza logo na chegada, próximo da BR-262 no KM 102, e ainda em outros estabelecimentos cadastrados aqui no nosso site, disponíveis na seção Agroturismo.

Acompanhe a plataforma, você poderá conferir eventos, competições e locais para visitação. Em Venda Nova você tem espaço para conhecer um pouco da produção, vivenciar histórias e levar produtos de qualidade para a sua casa.